O WhatsApp Business
Criado em 2009, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no mundo, estando na frente até mesmo do Facebook Messenger.
Por meio dele, as pessoas podem trocar mensagens de texto, imagens, vídeos e áudios, além de fazer chamadas. Tudo isso requer apenas um número de celular e uma conexão com a internet.
Não é de espantar que ele rapidamente se popularizou no Brasil, onde substituiu o SMS e ganhou grande adesão, tamanha sua praticidade.
Hoje, o WhatsApp conta com recursos relacionados às tendências das redes sociais, como o compartilhamento de status que desaparecem após 24 horas (algo similar ao Snapchat e ao Instagram Stories).
Isso pode ser devido ao parentesco do aplicativo com o Facebook após a sua compra pela companhia em 2014, em uma venda estimada em impressionantes 22 bilhões de dólares.
Assim como a rede social de Mark Zuckerberg, tudo começou como um espaço para promover interações entre os usuários, mas que logo se manifestou como uma interessante oportunidade para as empresas.
E, com o embalo do WhatsApp, surgiu um ponto de contato para as empresas aproveitarem.
Desse modo, diversos negócios locais começaram a usá-lo para marcar e desmarcar compromissos, como academias, salões de beleza e clínicas médicas e odontológicas.
De quebra, surgiram novas ideias, como:
Estabelecer um novo canal de suporte ao cliente;
Divulgar novos produtos e serviços para os clientes fiéis;
Entrar em contato com os fornecedores;
Por isso, surgiu a necessidade de um aplicativo próprio para gerenciar todas essas interações de forma organizada. Então, em 2017, foi criado o WhatsApp Business.
e até mesmo realizar transações comerciais.
O design ainda é bem similar à versão comum, mas logo deve haver novas features exclusivas, como um sistema compras e pagamentos.
E o melhor: toda empresa que já tinha um número próprio para o app pode fazer a transição para a versão empresarial e usufruir de suas funcionalidades.
Mas quais são essas funcionalidades?
10 dicas de ouro do marketing no WhatsApp.
1. Seja pessoal
Envie mensagens personalizadas. O app é usado principalmente para pessoas conversarem com outras pessoas. Portanto, jamais mande correntes.
Use o 1º nome do contato no início da mensagem e mande algo que realmente possa interessá-lo.
Ainda assim, mantenha uma postura profissional e respeite o espaço do usuário. Isso não significa ser sério o tempo todo.
Você pode (e deve!) ter uma relação amistosa. Pode até mandar alguns memes, dependendo do tom da conversa…
2. Não inunde seus contatos com propaganda.
Assim como no email marketing, o seu pior pesadelo deve ser uma marcação como spam.
Comunique e não seja invasivo. Justamente por ser um espaço mais íntimo, mantenha o seu fluxo de publicações baixo.
Melhor ainda: tente ser objetivo e deixe que o consumidor lidere a conversa.
E, para continuar crescendo, fique de olho nos seus resultados, veja o que dá certo ou não e vá sempre otimizando as suas interações para manter a sua base de contatos por mais tempo.
3. Tenha uma estratégia multicanal.
O WhatsApp é uma ferramenta ótima para manter um bom relacionamento, dar suporte e promover seus produtos e serviços, mas em hipótese alguma deve ser a única presente em seu marketing.
Ele funciona somente como um auxílio.
Por exemplo:
Você pode conciliar com divulgação nas redes sociais e produção de conteúdo para ser encontrado mais facilmente, além de alguns anúncios no Google AdWords.
Escolha os canais certos e os conecte de forma poderosa para sua comunicação dar certo em todas as instâncias.
4. Faça um planejamento estratégico.
O planejamento das ações é essencial em qualquer estratégia de marketing digital — e com o WhatsApp não poderia ser diferente.
Especialmente por se tratar de um canal tão pessoal, em que as mensagens chegam diretamente no celular do cliente.
Nesse plano, é necessário estabelecer os seguintes pontos:
tipos de conteúdos a enviar (fotos de novos produtos, vídeos de divulgação, apenas texto com códigos promocionais etc.);
horários ou faixa de horário em que eles devem ser enviados;
situações que motivam o envio de uma mensagem (novo produto disponível, período de descontos, inauguração de uma filial etc.).
Isso vai permitir que sua marca só entre em contato quando for oportuno e evitar que a comunicação desrespeite o espaço do consumidor.
5. Comunicação pelo WhatsApp.
Quando seus clientes entrarem em contato ou responderem uma mensagem que você enviar, é importante não deixá-los esperando e retornar o quanto antes.
Por esse motivo, o mais interessante é contar com um aparelho e um número exclusivo para a comunicação via WhatsApp.
Já que o aplicativo só precisa de uma conexão à internet para funcionar, é possível desabilitar a rede de telefonia móvel do celular para evitar que uma ligação indesejada atrapalhe a interação com os consumidores.
Além disso, outra boa prática é instruir o colaborador responsável a utilizar o WhatsApp Web ou o aplicativo para desktop, já que o uso de um teclado de computador e de uma tela maior pode facilitar o trabalho e dar mais rapidez aos diálogos.
6. Conecte-se com quem já é cliente.
Receber mensagens de um número desconhecido é bastante desagradável e até considerado como uma espécie de spam.
Por isso, o WhatsApp não é a ferramenta ideal para se comunicar com potenciais clientes ou gerar leads — afinal, isso pode prejudicar a reputação da sua marca.
O mais recomendado é utilizar o aplicativo para se conectar com usuários que já são seus clientes e que deram algum tipo de permissão para você lhes enviar mensagens — como preencher um cadastro na loja, submeter informações em um formulário online ou adicionar o seu WhatsApp por iniciativa própria.
7.Forneça o serviço de atendimento
ao cliente por WhatsApp
Uma forma de estreitar o relacionamento com o seu público é tirar dúvidas e promover outros tipos de atendimento por meio do WhatsApp.
Em vez de exigir que o cliente ligue para um SAC e enfrente um tempo de espera, você pode prestar um serviço mais ágil, simples e agradável.
Certifique-se de que o responsável por responder as requisições atenda o cliente o mais rápido possível, sem que isso atrapalhe a qualidade do atendimento.
Essa prontidão é fundamental porque as comunicações por celular já têm um caráter imediatista — e respeitar essa característica será o diferencial para encantar seus clientes.
Vale lembrar que o WhatsApp não tem um sistema de busca como as redes sociais, então apenas os usuários que tiverem o contato da empresa poderão chegar até ela por meio do app.
Sendo assim, garanta que o seu site, cartão de visita, perfis nas redes e outras mídias tenham o número específico para WhatsApp.
8. Faça vendas diretamente pelo app.
Para permitir que os seus clientes fechem compras diretamente pelo WhatsApp, providencie um catálogo com seus produtos (pode ser PDF, landing pages ou até mesmo ecommerce) para que eles possam escolher o que desejam.
Em seguida, por meio das mensagens, dê a eles a oportunidade de conferir a disponibilidade dos artigos e a opção de reservar um produto e efetuar o pagamento na loja.
Se a sua empresa trabalhar com encomendas, deixe claro qual é o prazo de entrega e envie o código de rastreamento para o cliente acompanhar.
9. Invista no pós-venda
Depois que o consumidor efetuar a compra, faça um trabalho de pós-venda perguntando se ele foi bem atendido, se teve uma boa experiência para adquirir o produto e se o artigo estava em boas condições.
Depois disso, deixe passar alguns dias e agende um follow up para avaliar a satisfação do cliente com o produto em si. Verifique se atendeu às expectativas e se ele enfrentou algum problema de uso que você possa ajudar a resolver.
Atitudes como essa contribuem para estreitar o relacionamento entre o público e a empresa e aumentar as suas chances de fidelizar mais clientes.
10. Envie mensagens personalizadas.
O recurso “Listas de Transmissão” pode parecer ideal para enviar uma novidade ou promoção para os clientes sem precisar escrever a mensagem para cada um dos contatos.
Com essa funcionalidade, é possível enviar o mesmo texto para até 256 usuários, desde que eles tenham o seu número salvo em seus respectivos smartphones.
Porém, para obter resultados mais eficazes, o melhor é atingir as pessoas com textos personalizados e recomendações de acordo com suas preferências.
Por isso, avalie o uso de um sistema CRM na sua empresa e utilize-o para entender melhor os seus consumidores e favorecer um maior engajamento via WhatsApp.
Podemos concluir que o marketing no WhatsApp é uma estratégia viável e com benefícios bastante interessantes.
A maior proximidade com o público, a intensificação das vendas e o aumento da satisfação dos clientes certamente são os mais impactantes.
Pronto! Agora que você já sabe sobre como funciona o marketing no WhatsApp, é hora de melhorar os seus investimentos em social media.
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